Utilitário térmico sem ter que costurar a manta térmica (etaflon)?

Os utilitários térmicos estão em alta: sejam eles bolsas, lancheiras, porta garrafas, porta mamadeiras, etc.

Por um lado, cada vez mais as pessoas procuram esses acessórios para transportar alimentos, insulina (para os diabéticos) ou até mesmo para transportar aparelhos que não suportam grande variação de temperatura.

Por outro lado, a manta térmica (etaflon), muito utilizada pelos artesãos para a confecção desses utilitários,  pode dar alguma dor de cabeça na hora de costurar. A manta rasga, a agulha quebra, dentre outro problemas.

Colecionamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a fazer uma peça térmica de maneira mais fácil:

handmade with love.jpg

Se você pretende continuar usando o etaflon:

  1. Primeiro experimente deixar a tensão da linha da máquina de costura mais frouxa, evitando assim que a linha “serrilhe”toda a manta;
  2. Use uma agulha 14, 16 ou 18, dependendo de quantas camadas e qual tecido você vai usar. Mas agulhas mais finas não vão te ajudar muito. (Se ainda não sabe qual a agulha ideal pra cada trabalho, não deixe de ler também Tipos de agulhas para máquinas de costura);
  3. Use o etaflon de largura de 2 mm, é o mais fácil de trabalhar;
  4. Você não precisa costurar diretamente no etaflon, é melhor usar um forro por cima dele, já que a película metálica que cobre a espuma do etaflon é muito fininha. Imagina, depois de terminada uma peça, algo pontiagudo rasga sua manta?!             Como  opções de forro temos: o plástico cristal, o bagum, o nylon resinado, a napinha: todos esses vão facilitar muito na limpeza, caso algo derrame na lancheira, por exemplo. Se essa não for sua preocupação, você pode usar outro tecido para forro, por uma questão estética, para facilitar a costura e para evitar que a película rasgue facilmente.

Agora, se a sua intenção é substituir o etaflon, você pode usar outros materiais térmicos, como a espuma pack ou laminado PVC. Faça testes e veja com qual material você mais se adapta.

Confira também o Passo a passo de um porta garrafa térmico usando a manta etaflon, mas sem ter que costurá-la:

Porta garrafas ou mamadeira – térmico (sem precisar costurar o etaflon): Passo a passo

porta garrafa térmico.JPG

E antes de começar a produzir muitas peças, inscreva-se no nosso canal e siga o blog, pra não perder as próximas dicas…e continue praticando criatividade!

#pratiquecriatividade

8 comentários sobre “Utilitário térmico sem ter que costurar a manta térmica (etaflon)?

  1. Anna Paula disse:

    Ótimas dicas . Mas estou batendo cabeça com esse etaflon, já usei vários números de agulhas e todas quebraram estou finalizando um porta marmita com cola siliconizada. Espero que o resultado dê certo. Obrigada .

    Curtir

  2. Eliani Lima Almeida dos Santos disse:

    boa tarde tenho curiosidade em saber se usar no mesmo projeto amanta etaflon e por cima a espuma pac se aumenta a durabilidade da temperatura?. Desde j obrigada

    Curtir

    • Bel (DIY Tutorial) disse:

      Oi Eliani! Sinceramente, eu nunca testei. Acredito que deva aumentar um pouco, porque a espuma protege a troca de temperatura com o exterior, mas não acho que deva, por exemplo, dobrar esse tempo. E talvez não valha a pena pela dificuldade de costurar mais uma camada. Mas é só mesmo minha opinião. Você viu no vídeo aquelas placas de gelo? Não acha que ajuda mais? Pelo menos se for pra conservar a temperatura fria…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s