4 Problemas comuns com a sua overlock. E como encontrar a solução, aqui! Especial Overloque Doméstica EP#6

Muitos problemas com nossas máquinas de costura podem ser resolvidos de maneira simples. Normalmente ao final do manual, ele prevê os mais comuns e propõe soluções. Vamos fazer um resumo aqui dos problemas mais comuns que acontecem com a overlock doméstica, a chamada ultralock.

Em breve, vamos fazer uma outra postagem com os problemas com a máquina doméstica comum. Aguardem 🙂

question-mark-1105892_1920

Problema 1: A agulha da minha máquina está quebrando muito!

Primeiro, as agulhas não são feitas pra durar muitas horas com “potência total”. Não arrisco dizer exatamente de quantas em quantas horas você deve trocá-las, mas já ouvi falar que elas devem ser trocadas sempre após um dia de trabalho de 8h, mais ou menos. Eu, só troco as minhas quando elas não estão mais fazendo o trabalho delas direitinho. :)))

As agulhas da overlock são próprias pra essa máquina. A não ser que no manual da sua máquina diga o contrário, agulha de máquina comum é pra máquina comum, e agulha de máquina ultralock, pra máquina ultralock. (se você ainda não sabe a diferença entre as máquinas “lock”, leia essa postagem antes)

Outras razões pra agulha quebrar mais que o normal, são:

  • puxar o tecido durante a costura: procure somente guiar, nunca puxar ou empurrar o tecido;
  • a agulha está torta: ou ela foi mal colocada e está frouxa ou ela já quase quebrou. Se ela está mesmo torta, o melhor é trocar por uma nova;
  • a agulha é muito fina para a espessura do tecido.

Problema 2: A linha está quebrando muito!

  • repasse todas as linhas desde o começo. Pode ser que em algum ponto a linha não estivesse correndo bem;
  • a agulha pode não estar mais tão afiada ou estar torta, e isso pode fazer a linha quebra. Substitua 1 ou as duas 2 agulhas;
  • a tensão das linhas influencia muito também. Veja como ajustá-la aqui.

Problema 3: O ponto está falhando!

  • confira se o parafuso da agulha está bem preso;
  • veja se o tamanho da sua agulha é compatível com o “peso”do tecido, isso influencia demais. Além do tamanho, também há vários tipos diferentes de agulhas, apropriadas pra cada tipo de trabalho. Consulte o site da marca da sua máquina pra ver qual a agulha ideal pra você;
  • usar linha de qualidade também afeta muito o resultado do ponto. Faça teste com outras linhas ou fios de overlock;
  • se a sua ultralock possui um botão de ajuste da pressão do pé calcador, aumente sua pressão.

Problema 4: O tecido enruga durante a costura!

  • diminua a tensão das linhas e tente de novo;
  • a linha pode estar enroscada pelo caminho. Acontece bastante comigo, ela enrosca logo no começo! 😉
  • a linha de má qualidade também pode causar esse problema!
  • o ponto pode estar muito largo, diminua um pouco e teste até chegar no tamanho ideal;
  • se o tecido que você está costurando for leve, diminua a pressão do pé calcador (não confunda com a tensão dos fios, esse é um ajuste extra).

E essas foram as dicas pra hoje. Você passa por mais algum problema com sua ultralock? Conta pra gente aqui nos comentários!

E se quiser acompanhar todas as informações aqui do blog, é só clicar no botão azul “seguir” no canto superior direito.

Confira também as outras 5 postagens anteriores da série “Especial Overloque Doméstica”. E ainda vem mais por aí nos próximos dias!

Até a próxima!

26 comentários sobre “4 Problemas comuns com a sua overlock. E como encontrar a solução, aqui! Especial Overloque Doméstica EP#6

  1. DIY tutorial disse:

    Oi Francisca! É muito difícil te ajudar assim, à distância, sem ver o que está acontecendo com detalhes. Isso também nunca aconteceu comigo, então se você não encontrar nenhuma ajuda no seu manual de instruções, é melhor mesmo levar a um profissional pra dar uma olhada. Pode ser algo bem simples, mas infelizmente eu não vou conseguir ajudar. Espero que você resolva logo o problema! Um abraço!

    Curtir

    • DIY tutorial disse:

      Rosangela, você já olhou bem se não tem nada ocupando o espaço da agulha, como um pedaço de agulha quebrada? Isso nunca aconteceu comigo, também não sei o modelo da sua máquina, então fica muito difícil pra eu tentar ajudar. Tomara que você encontre logo a solução! Um abraço.

      Curtir

  2. Jéssica Soares disse:

    Tenho muita dificuldade em regular a tensão dos fios da minha overlock chinesinha. Já reparei que toda vez que costuro tecido fino tenho essa dificuldade. Podes me dar uma orientação?

    Curtir

    • Bel (DIY Tutorial) disse:

      Oi Jéssica! Eu nunca usei uma chinesinha, só tenho experiência com a ultralock da singer, que é doméstica, então não posso te ajudar com a tensão correta. Eu sempre olho no manual, ajusto conforme eles indicam, e depois vou testando e fazendo outros ajustinhos extras, quando precisa. A minha sugestão é você consultar o manual (se não tiver, deve ser fácil de encontrar um na Internet) e ir ajustando os discos girando de pouquinho em pouquinho, até achar um ponto que te agrade. Espero que você encontre logo o ponto certo. Um abraço, Bel.

      Curtir

  3. Adriana disse:

    Ola a barra da agulha está descendo creio que alem do necessário ai a máquina faz um barulho começou se estivesse batendo alguma peça . o que fazer, obrigada Adriana

    Curtir

    • Bel (DIY Tutorial) disse:

      Nossa. Acho melhor você nem usá-la assim pra evitar danos maiores. Tenta trocar o parafuso que segura a agulha. Ele pode estar gasto. Comigo aconteceu isso uma vez, mas só precisei apertar bem o parafuso e o problema foi resolvido.

      Curtir

    • Bel (DIY Tutorial) disse:

      Oi Creuzimar. Se a agulha e a faca estiverem novas, as linhas passadas corretamente e as tensões usadas forem as recomendadas no manual, não tem outro jeito: é hora de chamar um técnico. Desculpa não poder ajudar. Isso nunca aconteceu comigo. Vou ficar aqui torcendo pra ser uma coisa simples de resolver. Um abraço, Bel.

      Curtir

  4. marisa dutra disse:

    Olá tá que pode me ajudar. Minha overlok dirija tres fios quando eu aceçero ela quase desliga o motor. Quando paro de acelerar ela liga novamente .o que poderia ser?

    Curtir

  5. Maria Marlene Ramos da silva disse:

    Minha máquina chinesinha no final da costura a trança vem repuxa se Puxar quebra a linha o que pode ser?
    Marlene de aquiraz

    Curtir

  6. Raquel e disse:

    Olá, a overlock que eu tenho estar costurando normal so que a costura está abrindo não esta firme, eu já tentei regular o ponto, mas não consegui acertar. O que pode ser ?
    Obrigada 🙂

    Curtir

  7. Delci Pinheiro disse:

    a minha maquina overlok chinesinha , e nova ja ajustamos o ponto e agora não roda o motor parece que a correia esta apertada mas não esta , ja tirei alguns fias que estavam na engranagem e continua sem rodar

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s