Costura Sustentável

O que é e porque ser sustentável?

A costura sustentável apoia as boas condições de trabalho de quem produz as peças, a durabilidade delas, o respeito aos animais e aos demais recursos naturais. Ou seja, valorizando as pessoas e o meio ambiente como um todo: usando honesta e conscientemente todos os recursos necessários para as produção de peças que usamos.

Eu suporto muito essa ideia do sustentável porque já não é mais aceitável que se escravizem pessoas e se insiram crianças tão cedo no mercado de trabalho (e ainda por um salário de miséria!). A realidade da violência pela qual os animais passam muitas vezes (pra que alguns usem suas peles ou pelos) e do uso irresponsável dos recursos naturais na produção de peças que duram pouco (e acabam se acumulando nos depósitos de lixo, aumentando a poluição e trazendo outros problemas pra todos) está exposta, pra quem quiser ver. Não gosto de radicalismos, mas acredito na ideia do “menos danos”: prefiro buscar soluções que contribuam pra nosso mundo mais equilibrado. É uma pequena ajuda que qualquer um pode dar :).

Uma das formas de contribuirmos com a desaceleração dessa produção desenfreada de produtos de baixa qualidade é fazermos nós mesmos algumas de nossas peças de roupa ou alguns objetos que costumamos usar na versão descartável. Aqui, nós vamos te oferecer várias ideias e dicas pra tornar isso possível.

Você não se interessa pela costura, ou (ainda!) não se acha capaz de costurar nada? Então inspire-se nas nossas ideias e apoie os trabalhadores locais da área, e seja bem-vinda (o) à costura sustentável.

Aproveite bastante o nosso conteúdo!

Bel.